Quanto custa - Intercâmbio na Irlanda

Intercâmbio na Irlanda: visto fácil, preço baixo, possibilidade de trabalho e viagens pela Europa.

 
No centro de Dublin está o  Temple Bar,  um bairro com muita personalidade e encanto, repleto de restaurantes e pubs típicos irlandeses.

No centro de Dublin está o Temple Bar, um bairro com muita personalidade e encanto, repleto de restaurantes e pubs típicos irlandeses.

 

A Irlanda é um dos poucos destinos onde é possível trabalhar com um visto de estudante. 
De acordo com as regras atuais, o visto concedido pela imigração é de oito meses: seis meses para a realização do curso, que obrigatoriamente deve ter 25 semanas, e dois meses de férias.
A permissão de trabalho na Irlanda é de 20 horas semanais (part-time) durante o período de estudos e 40 horas semanais (full-time) para o período oficial de férias do país (entre junho e setembro e entre 15 de dezembro a 15 de janeiro).

O curso + trabalho na Irlanda é um dos programas mais procurados pelos futuros intercambistas. Mas, quanto custa realmente um intercâmbio na Irlanda?
Nest post vou dividir com vocês uma estimativa para intercâmbio de 8 meses na Irlanda, nas duas cidades mais procuradas: Dublin e Cork.
Para ficar mais fácil eu fiz uma planilha com os custos do curso de inglês, matrícula, materiais, seguro obrigatório, acomodação por 2 semanas e transfer de chegada. Na primeira coluna os valores em euros e na segunda os valores em reais. (a cotação do euro da data de hoje 02/10/2018 - R$ 4,56), espero que quando você leia esse post o euro tenha baixado (oremos).

Intercâmbio de 8 meses é para quem está disposto a largar tudo que tem no Brasil, emprego, casa, carro, amigos. Em 8 meses você tem que aprender o idioma, mesmo que seja iniciante, tem que sair do intercâmbio se virando muito bem no inglês, por isso a escolha da escola é muito importante, é o um investimento para quem quer aprender um novo idioma e o primeiro passo para saber quanto vai custar seu intercâmbio.

Clique na imagem para ver maior.

1) Dublin

Intercâmbio 8 meses em Dublin - MANHÃ

Intercâmbio de 8 meses em Dublin - TARDE

2) Cork

Intercâmbio  de 8 meses em Cork - MANHÃ

Intercâmbio de 8 meses em Cork - MANHÃ

Intercâmbio  de 8 meses em Cork - TARDE

Intercâmbio de 8 meses em Cork - TARDE

Agora que você já conhece o valor principal do seu intercâmbio na Irlanda, vamos aos outros gastos que você terá:

Exame TIE
O TIE é um exame interno da Irlanda para avaliar o nível do inglês. Hoje a imigração exige que seja feito um exame após a finalização do curso. As escolas têm várias opções de exame e junto com o coordenador académico, você poderá optar pelo melhor exame de acordo com seu objetivo e os valores variam entre 105 a 200 euros.

Visto
O valor do visto é de 300 euros ou 1.368 reais.

Passagem
Um bom valor de referência é 3.000 reais. Mas, se você se planejar bem dá sim para encontrar mais barato.

Comprovação financeira
Para garantir seu visto de estudante na Irlanda, é necessário demonstrar 3.000 euros ou 13.680 reais. (leia a parte IMPORTANTE ali em baixo).

Somando tudo chegamos a quanto custa um intercâmbio da Irlanda atualmente, lembrando que este valor pode ser maior ou menor de acordo com a taxa cambial do dia.

Em Dublin estudando pela manhã você precisa de: 33.392,00 reais
Em Dublin estudando pela tarde você precisa de: 31.340,00 reais

Em Cork estudando pela manhã você precisa de: 33.438,00 reais
Em Cork estudando pela tarde você precisa de: 29.790.00 reais

IMPORTANTE: para tirar o visto de estudante é necessário demonstrar 3.000 euros em uma conta, porém é ALTAMENTE recomendado que você leve um dinheiro extra. Por que? No primeiro mês, enquanto estiver esperando para ir na imigração tirar o visto (sem mexer nos 3.000), você vai precisar encontrar uma acomodação fixa, então terá o primeiro aluguel, precisa comer, então a primeira compra no mercado, a primeira cerveja, passagem de ônibus, etc .. e com o que você vai pagar tudo isso se não pode mexer nos 3.000 euros? Pois é, é por isso que levar dinheiro extra é muito importantes. Minha dica é levar pelo menos 1.200 euros a mais para o primeiro mês.

Como tirar o visto para Irlanda

Quer fazer um intercâmbio na Irlanda? Fale comigo! Eu posso te ajudar a planejar seu intercâmbio sem te cobrar nada por isso!

Lilian Costa