Passo a passo para tirar o passaporte

Já decidiu que vai fazer intercâmbio, mas, ainda não tem passaporte?
Não se preocupe, converso todos os dias com futuros estudantes que estão na mesma situação que você e por isso vou deixar o passo a passo aqui com os links para facilitar a vida de todo mundo!

O valor do atual do passaporte é 257,25 reais.
O tempo de emissão pode variar entre 30 até 60 dias e o processo é bem simples!

1) Documentação necessária:

a) Identidade: RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte anterior (mesmo que vencido) ou carteiras de identidade expedidas por órgão de profissão (engenheiro, médico, músico, etc). Esse documento precisa estar em boas condições para que seja aceito.
Observação:  Caso tenha mudado de nome por motivo de casamento ou divórcio é necessário levar além da identidade todas as certidões de casamento ou divórcio em ORIGINAL, cópias não serão aceitas.

b) CPF: Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.

Atenção: Se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência) caso ainda esteja VÁLIDO. Se não for apresentado será cobrada a taxa em dobro.
Se seu passaporte antigo estiver vencido, não cobram a taxa.

Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar (homens), porém você DEVE estar em situação regular.

Sim, nesse momento você pensa: será que eu estou em situação regular?

Confira se você tem situação eleitoral regular neste link

Confira se você tem situação militar regular (só para homens)

2. Solicite a emissão do passaporte aqui

3. Pague a GRU, dentro da data de vencimento

4. Agende seu atendimento presencial em uma das unidades emissoras de passaporte aqui

5. Compareça ao posto da PF escolhido, no dia e horário agendados com os documentos mencionados acima, recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência

6. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte aqui

7. O passaporte será entregue pessoalmente SOMENTE AO TITULAR, no horário e local indicados no dia da solicitação, mediante apresentação de documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento

MUITO FÁCIL, certo ?!

Lilian Costa