Quantas semanas preciso para aprender inglês?

É muito comum que meus clientes me perguntem quantas semanas é necessário para aprender um novo idioma no exterior. Para chegar a essa resposta eu me baseio no nível atual, no objetivo final de cada estudante e na tabela do CEFR. (tabela CEFR ? Como assim? Ninguém me falou sobre isso?)

CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma e segundo ele são necessárias aproximadamente 200 horas de aprendizado orientado para que um aluno de idiomas avance de um nível ao outro. No quadro do CEFR existem 6 níveis: Iniciante (A1), Elementar (A2), Intermediário (B1), Intermediário Alto/Avançado (B2), Avançado (C1) e Proficiente (C2).

Na maioria das escolas os curso vão de segunda a sexta-feira e são divididos em Standard (15 horas de aula por semana), Semi Intensivo (24 horas de aula por semana) e Intensivo (30 horas de aula por semana).
Vamos pegar o exemplo da minha cliente Sandra, ela precisa aprender inglês avançado porque está perdendo muitas vagas de trabalho, atualmente a Sandra tem o nível Iniciante (A1), para que a Sandra chegue ao seu objetivo que é o nível Avançado (C1) do idioma mais importante do mundo atual ela precisa estudar entre 700-800 horas. Recomendei o curso Semi-Intensivo no Canadá, com este curso ela terá 24 horas de aula por semana e vai atingir seu objetivo em 8 meses (24 horas de aula x 32 semanas de curso = 768 horas). Ou seja, em 8 meses a Sandra será bilingue.


No entanto, além das horas de estudos há vários fatores que podem afetar quanto tempo levaria para um estudante atingir o nível desejado de outro idioma, incluindo: idade, facilidade no aprendizado e principalmente quantidade de tempo que o estudante pratica o idioma fora da escola, ou seja em um ambiente natural (se sair da escola e falar português o resto do dia seu aprendizado será AFETADO). Por isso é muito importante escolher um bom destino e uma boa escola de preferência que não tenha 90% de brasileiros (Obrigada, denada)

Abaixo deixo um quadro que sugestiona quantas horas de estudo seriam necessárias de acordo com os níveis CEFR. Os números, são apenas uma diretriz, como expliquei acima um estudante pode precisar de mais ou menos e isso depende das suas próprias necessidades.

 
Intercâmbio
 
 
Lilian Costa