Imersão Cultural - A Essência do Intercâmbio

Se você está buscando por um intercâmbio provavelmente encontrará o termo "imersão cultural" uma, duas vezes,  ou cinquenta. Pode ser até que tenha se tornado um desses termos que foi repetido com tanta frequência que até  perdeu todo o significado para você.

Este post ajudará a guiá-lo através da pergunta que provavelmente está flutuando na sua cabeça: o que é a imersão cultural? E por que ela é essencial no seu intercâmbio?  

A imersão cultural é uma experiência única que abre portas para uma compreensão mais profunda de um lugar ou um ambiente desconhecido. 
Por meio dela, descobrimos que nossos próprios valores e normas sociais são apenas um pequeno vislumbre da enorme diversidade que existe, e que a maneira como as pessoas escolhem viver suas vidas contrasta em todo o mundo. 
Você poderá se dar conta que existem pessoas felizes e infelizes em todas as sociedades, não importando suas condições de vida ou classe social, e que a causa da felicidade não tem nenhuma relação com a riqueza, mas que a cultura e o senso de comunidade são ingredientes vitais para o nosso bem-estar. 
A imersão em uma outra cultura ajuda a colocar sua própria vida em perspectiva e cria uma compreensão mais abrangente da humanidade rompendo as barreiras do preconceito, o que é essencial para para nossa sociedade. 

 

"A imersão cultural é uma experiência única que abre portas para uma compreensão mais profunda de um lugar ou um ambiente desconhecido". 

"A imersão cultural é uma experiência única que abre portas para uma compreensão mais profunda de um lugar ou um ambiente desconhecido". 

 

Como um intercâmbio ajuda você a se tornar culturalmente imersivo? 

Fazer um intercâmbio é uma das melhores oportunidades de se imergir culturalmente, porque te leva para fora do contesto turístico, permitindo que você estabeleça amizades significativas e de longo prazo com pessoas de origens muito diferentes das suas, sejam elas locais ou de outros países do mundo todo. 

As experiências culturais mais autênticas são aquelas com que você irá se deparar no seu dia-a-dia, desde o momento da sua chegada, alugar um apartamento, abrir uma conta em banco, fazer compras, ir ao cinema, pagar contas.
Estudar no exterior também permite que você explore áreas próximas, faça viagens de fim de semana e participe de diferentes eventos festividades locais. 
A imersão cultural é uma questão de sair e explorar o novo mundo ao seu redor você só precisa participar ativamente. 

Apesar de  parecer simples, a imersão cultural pode ser muito desafiadora, principalmente nas primeiras semanas e talvez você passe por uma sobrecarga de informações, você pode achar difícil, a princípio, comunicar-se em um novo idioma, usando gestos e Google tradutor e não saber como se comportar em algumas situações, por exemplo. 

É perfeitamente normal sentir-se desconfortável quando se navega por um ambiente novo e desconhecido, mas não desista! 
Conforme os dias progridam, as coisas se tornarão mais familiares, a comunicação se tornará mais fácil. As pessoas serão compreensivas e farão o melhor para ajudá-lo, por isso, não tenha medo de cometer erros, mas aproveite a experiência de aprender com toda novidade que encontrar ao seu redor.

Lilian Costa1 Comment