Pratique um novo idioma e viaje gastando pouco com Workaway

O que é Workaway?

A proposta do Workaway é de promover trocas culturais entre pessoas de todo o mundo através de seu site que facilita o contato entre pessoas interessadas em fazer work exchange, ou seja, a troca entre um viajante (ou mais) e um anfitrião, onde o primeiro contribui com ajuda em determinada tarefa ou função, e o segundo com acomodação e, algumas vezes alimentação.
E tão logo acesse a página do Workaway, você irá descobrir que ele pode ser a sua porta para o mundo.
Existem dezenas de milhares de projetos (35.200, parece) um pouco por todo o planeta. Na lista de anfitriões presente no site, dá para encontrar oportunidades em países como o Canadá,  Espanha, FrançaArgentina ou mesmo naquele destino muito exótico que é o  Brasil. E embora o número de oportunidades disponíveis varie bastante de país para país, o mais interessante é encontrar necessidades de ajuda tão diferentes em cada lugar.
Quem pretende encontrar um trabalho voluntário por meio do Workaway tem que pagar uma taxa de 36 dólares, para quem viaja sozinho ou 46 dólares para amigos ou casais que viagem juntos, fazer um profile com sua descrição, interesses, experiências e fotos, escolher o lugar que quer viajar e buscar uma vaga no site enviando mensagens para os anfitriões.
Usar o site do Workway não tem segredo nenhum e você conta com o sistema de feedback entre as partes que fica disponível para todo mundo. Após cada experiência você deixa uma nota e um depoimento sobre a estadia e seu trabalho no lugar, assim como os anfitriões deixam um depoimento sobre você também.

Minha experiência

Já faz mais de 2 anos desde que eu participei de um programa de voluntariado na Colômbia pelo Workway, na época eu acaba de voltar de férias desse país lindo e me matriculei em um curso intensivo de espanhol, que eu fazia depois de um dia inteiro de trabalho, a sala de aula ficou chata demais pra mim e eu resolvi viajar para aprender esse idioma.
Com pouca grana e por indicação de um amigo comecei a buscar um programa de voluntariado.
Parece mentira, mas não é. Se você tem disposição para trabalhar nas mais diversas ocupações como cuidar de criança, numa colheita, fazendo sabonetes, pintando murais, trabalhando na recepção ou na limpeza de um hostel, então você pode encontrar em sites como Workway uma estadia e as vezes comida e roupa lavada fora do Brasil,  sem pagar nada por isso. É tão fácil que eu nem sei como muita gente ainda não conhece este tipo de programa.

A minha experiência com voluntariado foi ótima. Eu morei 5 meses no Bogo Hostel, que fica na La Candelaria, bairro histórico que no coração de Bogotá.
Eu trabalhava entre 25 e 30 horas por semana na recepção. Em troca disso eu ganhava o café da manhã e uma cama confortável em um quarto compartilhado com outros 3 voluntários de diferentes nacionalidades.
Gostei tanto que acabei ficando 5 meses por ali. Neste tempo eu conheci pessoas do mundo todo e fiz muitos amigos.
Não posso dizer que aprendi todo espanhol que sei hoje no hostel, que na época era meu objetivo, mas em contrapartida pratiquei MUITO meu inglês, que já estava todo enferrujado, após um ano do meu intercâmbio na Irlanda.

Uma excelente oportunidade para quem quer aprimorar um idioma.

Desde de o final da minha experiência eu indico o programa para todo mundo que quer viajar. 
 Nas minhas assessorias de intercâmbio estão incluídas  um mini-guia sobre voluntariado do Workaway + Intercâmbio e como forma de incentivo estudantes que viajem por mais de 24 semanas GANHAM uma inscrição de 1 ano para utilizar o site. Afinal, acredito que seja uma oportunidade excelente para economizar, entrar em contato com a cultura e a comunidade local, sair da zona de conforto e ÚNICA de praticar o idioma que se está aprendendo.

Quer fazer um intercâmbio, aprender um novo idioma, sair da zona de conforto e ganhar uma inscrição pro Workaway? 

 

Lilian Costa2 Comments