Visto de Estudos Irlanda - Entenda como funciona

 
O  St. Patricks Day  é a principal festa da  Irlanda,  que celebra a chegada de São Patrício, o padroeiro do país. O evento ocorre oficialmente no dia 17 de março.

O St. Patricks Day é a principal festa da Irlanda, que celebra a chegada de São Patrício, o padroeiro do país. O evento ocorre oficialmente no dia 17 de março.

 

Entre os países onde estudantes de idiomas podem trabalhar, a Irlanda tem o visto menos burocrático.
Diferente da Austrália e Nova Zelândia, o visto de estudante irlandês (IRP) é aplicado depois que você chega no país. Isso facilita para quem quer fazer intercâmbio, mas, não tem perfil para um visto para Austrália ou Nova Zelândia por exemplo.

O que é preciso para ter o visto para Irlanda:
1) Passaporte com validade de no mínimo 1 ano
2) Matrícula em um curso de inglês de mínimo 25 semanas em uma escola certificada, com carga horária mínima de 15 horas por semana e todo o curso deverá estar pago antes de começar os trâmites do visto, então, após o início das aulas a escola fornece a IRP Letter que é uma carta de apoio para o visto que você apresenta no dia da entrevista
3)Comprovante de acomodação
4) Seguro Governamental, que permite que os estudantes tenham direito ao atendimento público de saúde da Irlanda ou seguro privado.
5) 3.000 euros para comprovação financeira. Existem 3 maneiras diferentes para comprovar este valor, você poderá escolher qual maneira prefere, porém é muito importante saber que: no dia da entrevista você precisa demonstrar um extrato bancário de até 30 dias com 3.000 euros completos. Portanto, e recomendável que você leve mais de 3.000 euros para Dublin (recomendo 4.000 - 4.500).

Quanto custa o visto para a Irlanda:
300 euros.

Permissão de trabalho com o visto de estudante:
O visto de estudante permite trabalhar em vagas de meio período (20 horas semanais), e nos meses oficiais de férias do país (junho a agosto e de 15 dezembro a 15 de janeiro) em período integral (40 horas semanais). 

Essa opção de trabalhar em período integral nos meses de férias é uma excelente oportunidade para poder juntar aquela grana pro seu mochilão pela Europa.

Agendamento da entrevista do visto (Dublin)
É necessário que você agende on-line uma entrevista para comparecer na imigração você deve fazer isso ainda no Brasil. Não esqueça que você precisará ter todos os documentos acima. Para ter essa documentação em mãos leva em torno 30 a 60 dias, portanto, agende a entrevista no mínimo para 30 dias após início do seu curso.

O site da imigração disponibiliza poucas vagas, por isso você deverá entrar TODOS os dias no site da imigração, dizem por aí que é mais comum encontrar vagas entre as 6 e 8 am, horário da Irlanda, portanto por volta da 12:00 am - 3:00 am do Brasil. Fique atento!

Para quem vai fazer intercâmbio em outra cidade da Irlanda que não seja Dublin, não precisa marcar entrevista, basta apenas ir a embaixada com os documentos, pegar uma senha e esperar o atendimento.

 
Cliffs of Moher  estão na lista de atrações turísticas essenciais da Irlanda.

Cliffs of Moher estão na lista de atrações turísticas essenciais da Irlanda.

 

Agora que você já sabe como tirar o visto para estudar e trabalhar na Irlanda, quer saber quanto custa um intercâmbio na Ilha da Esmeralda?

Lilian Costa